VII 16/07/18  
 
 
 
Publicado em 09/11/15 12:41:54 | Reprodução

 
  Campanha “Mais Mulheres na Política” reúne lideranças em Curitiba  
  As senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) estiveram em Curitiba, nesta sexta-feira (06), para o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política — a reforma que o Brasil precisa.”  
 
Fotos: Edson Rimonatto
 
 
 
     
 

O evento, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, contou com a participação da vice-governadora, Cida Borghetti (Pros), além de deputadas federais e estaduais, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e representantes de diversos movimentos sindicais e sociais.

Lançada pela bancada feminina do Congresso Nacional em favor da reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro, a campanha teve início em março deste ano.

Segundo a senadora Gleisi, o principal objetivo é lutar pela aprovação da PEC 134/2015, que estabelece reserva mínima de vagas para as mulheres nas próximas três legislaturas, começando com 10% do total de cadeiras, ampliando para 12% e, por fim para 16%, na terceira eleição após a aprovação da matéria. A PEC já foi aprovada pelo Senado Federal e aguarda apreciação pela Câmara dos Deputados.

“Contamos com apoio das mulheres de todo país e de todos aqueles que acreditam em igualdade de gênero, igualdade de oportunidades, justiça social e liberdade para as mulheres e meninas. Sabemos que não vai ser um debate fácil, mas temos que conscientizar os deputados porque não podemos ter uma democracia plena se metade da população não estiver representada no parlamento”, destacou.

Para Gleisi,  é preciso fazer o aprimoramento do nosso sistema político e ao mesmo tempo tornar a política mais receptiva para as mulheres.  “Os avanços que tivemos nos últimos anos na área de saúde e educação se deve, principalmente, a presença da mulher na política, ao cuidado que temos com a vida, com o outro. É por isso que precisamos de mais mulheres pensando as políticas públicas para os direitos, a saúde e a segurança feminina”, defende.

Hoje a média de mulheres nas Casas legislativas é, em geral, de 10%, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40% da força produtiva. A média paranaense segue a nacional: somente 38 mulheres ocupam o cargo mais alto do Executivo nos municípios e 451 são vereadoras. A bancada federal é composta por 33 deputados e senadores, dos quais apenas três são mulheres. Dos 38 vereadores eleitos em Curitiba, cinco são mulheres.

Procuradora da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin falou sobre a estratégia das senadoras e deputadas em favor do equilíbrio na representação entre os gêneros na política.

“Estamos em um momento favorável ao apoio à PEC da Mulher [PEC 98/2015], aprovada em segundo turno no Senado, que agora será apreciada na Câmara”, disse.

A campanha é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, com o apoio da Secretaria da Mulher de Curitiba e do Fórum Popular de Mulheres. A campanha prevê que todos os estados brasileiros realizem audiências públicas ressaltando a importância da participação das mulheres nos espaços de poder.

 
   
     
 

 
 
 
 
   
 
 
   
  Edições Impressas  
   
 
   
 
 
Art&Moda Cotidiano Economia Educação Entretenimento HumorCego Lazer Lex Column Tecnologia
Poderosa Teen Política Vida Social
Economia
Editorial
Malas Prontas
Mercado Imobiliário
OAB SJP
Política SJP
Tecnologia
Viver Saúde
       

Jornalcoracaodeestudante.com.br

2009-2015. Todos os direitos reservados. RFS Comunicações.
Página Inicial  |  Expediente  |  Anuncie no site JCE  |  Seja nosso Colaborador  |  Comunicar Erro  |  Fale com o JCE
 
Criação de Sites Curitiba| Construção de Sites Curitiba| Loja Virtual Curitiba| Ecommerce Curitiba| www.bk27.com.br
mais mulheres.jpg