VII 22/04/18  
 
 
 
Publicado em 17/10/15 00:40:46 | Rafael Ferreira

 
  Vereadores aprovam uso de aplicativos para de Táxi em São José dos Pinhais  
  Taxistas reclamam de estarem perdendo corridas para taxis de outras cidades  
 
Fotos: Rafael Ferreira
 
 
 
     
 

Durante muito tempo, a cidade de São José dos Pinhais figurava com uma das únicas cidades do Brasil, se não a única, a proibir que taxistas do município utilizassem aplicativos para receber chamadas de passageiros. A prefeitura alegava que não havia estrutura que garantisse o rastreamento e controle das corridas realizadas pelos carros.

Por muitos meses, taxistas estiveram pedindo apoio a diversos órgãos e entidades a fim de derrubar as barreiras impostas e permitir a utilização dos aplicativos. No último dia 24, a câmara de vereadores da cidade aprovou projeto de lei de autoria do vereador Ailton Fenemê, que autoriza os motoristas autônomos a fazer uso de “serviço auxiliar de chamada, independentemente da tecnologia utilizada, para facilitar a exploração do serviço e auxiliar o acesso ao usuário, permitida a utilização de aplicativos de táxi para dispositivos móveis autorizados e regulamentados pelo órgão Gestor”, assim exposto no projeto de lei nº 623/2015. O projeto segue para a sansão do prefeito Luiz Carlos Setim.

Apresentada pelo vereador Gastão Vosgeral, uma emenda pode anular todo o funcionamento do projeto de lei. A emenda obriga as empresas donas dos aplicativos a erguer cercas eletrônicas para impedir que veículos de outras cidades possam pegar corridas no município e também força que o cadastramento dos veículos seja feito através da prefeitura e não diretamente pela empresa do aplicativo, como é feito em outras cidades. Taxistas temem que a emenda torne o projeto nulo, já que o controle do serviço continuaria centralizado na prefeitura, tirando a autonomia dos motoristas trabalharem. “As empresas multinacionais de aplicativos não vão querer ficar submissas as regras incomuns de apenas um município. Nós precisamos dos aplicativos. Os aplicativos não precisam de nós. Em nenhum outro lugar há essas exigências. Acho que isso é apenas uma forma de a prefeitura e de as rádios taxis dificultarem o uso dos aplicativos. Fica a minha dúvida: por que eles fazem tanta objeção ao uso da tecnologia? ”, disse um taxista que preferiu não ser identificado.

Mesmo depois de sancionado pelo prefeito Setim, os taxistas ainda necessitam esperar que as empresas dos aplicativos se adequem as regras impostas, para ai o serviço de taxi poder ser solicitado via aplicativo. Há a possibilidade de que nenhum aplicativo tenha interesse em atender as exigências da prefeitura, colocando novamente a cidade de São José dos Pinhais no isolamento da tecnologia.

SITUAÇÃO NO AEROPORTO

A mesma frota que atende a cidade de São José dos Pinhais, atende também o aeroporto Internacional Afonso Pena. Os taxistas reclamam que há um grande número de passageiros que só pegam taxi através de aplicativos por exigência das empresas onde trabalham, já que muitos aplicativos funcionam também como forma de pagamento de corridas. É direito do passageiro escolher como pagar pelo serviço, sendo muitas vezes, o mesmo obrigado a chamar um taxi de outra cidade, fazendo com que os taxistas do município de São José dos Pinhais percam corridas.

O Portal de Notícias do Jornal Coração de Estudante continuará acompanhando essa situação e em breve trará novas informações. Curta nossa página no facebook e fique por dentro.

 
   
     
 

 
 
 
 
   
 
 
   
  Edições Impressas  
   
 
   
 
 
Art&Moda Cotidiano Economia Educação Entretenimento HumorCego Lazer Lex Column Tecnologia
Poderosa Teen Política Vida Social
Economia
Editorial
Malas Prontas
Mercado Imobiliário
OAB SJP
Política SJP
Tecnologia
Viver Saúde
       

Jornalcoracaodeestudante.com.br

2009-2015. Todos os direitos reservados. RFS Comunicações.
Página Inicial  |  Expediente  |  Anuncie no site JCE  |  Seja nosso Colaborador  |  Comunicar Erro  |  Fale com o JCE
 
Criação de Sites Curitiba| Construção de Sites Curitiba| Loja Virtual Curitiba| Ecommerce Curitiba| www.bk27.com.br
2_1.jpg