VII 21/02/18  
 
COTIDIANO
 
 
Publicado em 30/09/15 12:33:03 | Rafael Ferreira

 
  Carreira militar  
  Bons salários, estabilidade e até ajuda de custo para o estudante são vantagens oferecidas pelas escolas do Exército, aeronáutica e Marinha  
 
Fotos: Rafael Ferreira
 
 
 
     
 

É difícil encontrar quem nunca pensou em servir as forças armadas brasileiras, principalmente no meio masculino. Muitos carregam tal sonho de infância como plano de vida, direcionando todos os seus esforços a fim de se tornarem militares. Hoje o número de militares ativos no Brasil é de aproximadamente 360 mil, divididos entre o exercito, a marinha e a aeronáutica, as quais são subordinadas ao ministério da defesa, diretamente ligada à presidência da república.

Missão

A missão das forças armadas brasileiras é de zelar pela defesa da pátria, garantir os poderes institucionais e manter a ordem. O Brasil não tem envolvimento com guerras internacionais, sendo um país de postura pacifica. Também não há disputas territoriais com países vizinhos, o que permite a canalização das forças armadas para outras atividades. Atualmente o Brasil faz divisa com 10 países, num total de mais de 15 mil quilômetros de fronteiras e mais 7 mil quilômetros de costa litorânea, os quais necessitam ser patrulhados e defendidos, afim de manter o espaço brasileiro livre de ações mal-intencionadas, como o contrabando e o tráfico de drogas. O trabalho das forças armadas também tem grande atuação internacional nas Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, onde hoje se encontram em cinco países, incluindo o Haiti, onde soldados brasileiros lideram a Missão de Estabilização das Nações Unidas, a MINUSTAH.

Aeronáutica

Para entrar na Aeronáutica é preciso ingressar num dos três cursos da Academia de Força Aérea (AFA), instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB).  Os formados nessas carreiras recebem diploma de bacharel em Administração, com habilitação em administração pública. Os cursos duram quatro anos e funcionam em regime de internato.

Depois de formado, o cadete se torna aspirante a oficial e pode optar por continuar na carreira militar.

Exército

Para quem quer seguir a carreira militar no Exército, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) oferece o curso superior que forma os oficiais da área de combate. A graduação dura quatro anos, em regime de internato. Os alunos têm livres os fins de semana, feriados e férias escolares. Os alunos aprendem desde legislação até aulas de tiro e primeiros socorros em combate.

Depois de formado, o aluno recebe o título de bacharel em Ciências Militares e pode optar por seguir carreira militar.

Marinha

A escola Naval é a instituição que forma os oficiais para o corpo da armada (que opera navios), para a intendência (que cuida das questões financeiras e do abastecimento) e para a fuzilaria naval (para atuar em combates em terra, a partir do mar). Os oficiais podem tornar-se também aviadores navais e, assim, pilotar aviões e helicópteros pertencentes à Marina.

Depois de formado, o aspirante é declarado guarda-marinha e pode passar por cursos complementares.

Polícia Militar

Os cursos de formação de oficiais geralmente duram quatro anos, em regimes que misturam internato e semi-internato. Apesar de as academias de São Paulo e do Rio de Janeiro serem mais conhecidas, há outras nos demais estados brasileiros.

Depois de formado, o aluno é declarado aspirante a oficial e pode continuar estudando e exercendo as atividades militares para ser promovido.

Perfil do militar

Os estudantes devem ser capazes de se adaptar à rotina militar, que é rígida e exige disciplina. Para ter sucesso, o jovem precisa ser estudioso e respeitar hierarquias. Um oficial também passa por inúmeras atividades físicas. Outro ponto importante:ser patriota.

Formação

Durante os cursos militares, os jovens têm aulas das áreas mais variadas. Matemática e física são destaques em praticamente todas as escolas, mas os futuros oficiais também assistem a aulas de filosofia, sociologia, administração e psicologia. Os horários são rígidos e as avaliações, exigentes.

Benefícios

As carreiras militares possuem alguns atrativos indiscutíveis. As escolas oferecem alojamento, alimentação e ainda uma espécie de ajuda de custo mensal aos jovens que pretendem seguir carreira. No final do curso, os jovens ainda têm bons salários e empregos garantidos.

 
   
     
 

 
 
 
 
   
 
  Veja Também  
 
 
   
  Edições Impressas  
   
 
   
 
 
Art&Moda Cotidiano Economia Educação Entretenimento HumorCego Lazer Lex Column Tecnologia
Poderosa Teen Política Vida Social
Economia
Editorial
Malas Prontas
Mercado Imobiliário
OAB SJP
Política SJP
Tecnologia
Viver Saúde
       

Jornalcoracaodeestudante.com.br

2009-2015. Todos os direitos reservados. RFS Comunicações.
Página Inicial  |  Expediente  |  Anuncie no site JCE  |  Seja nosso Colaborador  |  Comunicar Erro  |  Fale com o JCE
 
Criação de Sites Curitiba| Construção de Sites Curitiba| Loja Virtual Curitiba| Ecommerce Curitiba| www.bk27.com.br
Carreira-militar-jornal-coracao-de-estudante_3.jpg